Política

Ex-ministro de Bolsonaro depõe nesta quinta-feira sobre joias na PF

O vídeo, obtido pela TV Globo, foi registrado pelas câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Guarulhos, no dia 26 de outubro de 2021, data em que Albuquerque desembarcou no Brasil

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque tem depoimento marcado para esta terça-feira (14), na Polícia Federal, para esclarecer informações sobre as joias recebidas pela comitiva brasileira na Arábia Saudita.

O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela PF a depor em inquérito aberto para investigar o caso. Inicialmente, a oitiva de Albuquerque estava marcada para 9 de março, mas foi adiada para esta terça, por videoconferência.

O vídeo, obtido pela TV Globo, foi registrado pelas câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Guarulhos, no dia 26 de outubro de 2021, data em que Albuquerque desembarcou no Brasil.

“Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”, diz o ex-ministro aos auditores na filmagem. Albuquerque se refere a joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que ficaram retidas na alfândega.

No Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Augusto Nardes, que também pretende ouvir Albuquerque, listou alguns questionamentos que precisam ser esclarecidos, como quais os presentes recebidos na ocasião, e quais estavam em sua posse no momento, além dos que foram apreendidos.

Ele também deverá explicar qual o destino que pretendia dar as joias, e se eles seriam de uso pessoal da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, e do então presidente Jair Bolsonaro, ou para ser incorporado ao acervo da União.