Eleições

Ex-ministro de Bolsonaro, astronauta Marcos Pontes se elege senador em São Paulo

Ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), ele deixou o cargo no governo federal em março para disputar as eleições de 2022

Reprodução
Reprodução

O astronauta Marcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo neste domingo (2). Ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), ele deixou o cargo no governo federal em março para disputar as eleições de 2022.

Nascido em Bauru, Marcos Pontes, de 59, é engenheiro, astronauta e tenente-coronel reformado da Força Aérea. Foi o único brasileiro enviado ao espaço, em março de 2006, e chefiou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (2019-2022) no governo de Jair Bolsonaro.

Pontes foi candidato a deputado federal pelo PSB em 2014. O partido é o mesmo de Márcio França, que foi seu principal adversário na corrida pelo Senado neste ano.

Há oito anos, Pontes não foi eleito: ele recebeu 43.707 votos, o equivalente a 0,21% do eleitorado paulista. Já em 2018, foi o segundo suplente a senador de Major Olímpio (no então PSL), morto em março de 2021 após complicações da covid-19.

Pontes se juntará a Alexandre Giordano (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB) na bancada paulista do Senado. Até 2023, a cadeira que será ocupada por Pontes pertence a José Serra (PSDB).