Dois ex-governadores da Bahia e o presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), vão receber medalhas da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, após o atual chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), assinar um decreto que concede a honraria e está publicado na edição desta sexta-feira (12), do Diário Oficial do Estado (DOE).
A premiação foi instituída pela Lei 11.902 e, desde 2010, o governo baiano presta homenagens a personalidades e instituições que tiveram destaque na garantia das liberdades públicas. A honraria é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.
Entre os ex-governadores que vão receber a medalha – no grau de Comendador – estão Nilo Coelho (1989-1991) e Antônio Imbassahy (1994-1995). Neste mesmo rol estão Adolfo Menezes e a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Resende, que recentemente foi governadora em exercício do Estado.
Ainda neste rol, vai receber a honraria a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que deu origem a lei federal brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher.