Política

EUA confirma recebimento do pedido de extradição de Allan dos Santos

Devido a demora, a chefe do setor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), delegada Silvia Amélia, foi demitida do cargo sob especulações de ter ocultado a informação do recebimento do documento para deportar Allan

Divulgação/Agência Senado
Divulgação/Agência Senado

O Governo dos Estados Unidos (EUA) notificou na manhã desta quarta-feira (17) que já recebeu o pedido de extradiçção do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. A ordem foi emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

Segundo informações da F. de São Paulo, o documento saiu de um departamento do Ministério da Justiça do Brasil a caminho dos EUA dois dias antes do parecer de Moraes sobre Allan ser divulgada, em outubro. No entanto, a informação sobre o pedido só foi divulgada nesta terça-feira pela Justiça americana.

Devido a demora, a chefe do setor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), delegada Silvia Amélia, foi demitida do cargo sob especulações de ter ocultado a informação do recebimento do documento para deportar Allan. Aliados do ministro Anderson Barra Torres, negam que a saída da servidora refere-se ao episódio.

Após o ministro Alexandre de Moraes decretar a prisão de Allan dos Santos – em uma investigação que apura a atuação de uma milícia digital que possui a finalidade de atacar a democracia e minar as instituições brasileiras – no dia 5 de outubro, o DRCI encaminhou o pedido aos Estados Unidos.