Política

Estados Unidos iniciam corrida eleitoral nesta segunda-feira com "caucus"

O caucus realizado hoje definirá o candidato que vai concorrer pelo Partido Republicano

associated press / Youtube
associated press / Youtube

As eleições presidenciais nos Estados Unidos serão iniciadas, nesta segunda-feira (15), com a votação dos chamados “caucus” do estado lowa, que  é o modelo mais antigo para definir candidatos. Os caucus (primárias) são espécies de pequenas assembleias nas quais eleitores debatem e, na sequência, votam no candidato que acham que deve concorrer pelo partido do qual são afiliados. 

O caucus realizado hoje definirá o candidato que vai concorrer pelo Partido Republicano. O Partido Democrata também terá seu próprio caucus em Iowa, mas não fará votação; para os democratas, o processo é apenas um debate, seguido de uma votação geral que só ocorrerá em março.

Pelo lado dos Republicanos, o pré-candidato de maior destaque é o ex-presidente Donald Trump, que se apresenta como grande favorito. Entretanto, vencer no lowa não significa um termômetro do apoio nacional, afinal nenhum dos vencedores do partido das últimas três prévias de Iowa –em 2008, 2012 e 2016– conseguiu se tornar o candidato republicano.

A prática

Os caucus, na prática, são uma centenas de pequenas assembleias realizadas em todo o estado em 1.700 escolas e locais públicos. Participam dela militantes dos partidos. Os delegados, em representação de cada candidato, podem fazer discursos a favor ou contra pré-candidatos, além de discutir outros temas partidários internos.

Ao final do debate e dos discursos, é feita a votação, em cédulas em papel, por escrito —não há uma lista de candidatos pré-definida. Cada eleitor vota em delegados que representam o pré-candidato que querem na Casa Branca – mais para frente, são esses delegados que irão à convenção do Partido Republicano e votarão em quem representam.