Política

Estados Unidos: Biden e Trump ficam à frente em primeiro debate para a Presidência

Debate está marcado para as 22h (horário de Brasília)

Montagem | Divulgação/Casa Branca
Montagem | Divulgação/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democratas), e o ex-mandatário do país, Donald Trump (Republicanos), ficarão frente a frente novamente pela primeira vez desde 2020, nesta quinta-feira (27), no debate que abre a disputa pela Casa Branca, sede do governo norte-americano.

O evento acontece a partir das 22h (horário de Brasília) e tem como expectativa a troca de acusações e ataques entre os dois. No entanto, o duelo terá mudanças em relação a anos anteriores, a exemplo das regras impostas a Biden e a Trump.

Em nota, a CNN, emissora que vai realizar o debate, informou que os dois candidatos serão posicionados em púlpitos similares, e a posição no palco foi definida em lançamento de moeda, com Biden à direita e Trump à esquerda.

Em cada uma das rodadas, o candidato terá dois minutos para responder à pergunta feita pelos moderadores, com mais um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica, caso seja necessário. 

Os microfones só serão liberados quando for a vez do candidato falar, e uma luz acenderá quando faltarem cinco segundos para o fim do prazo — a CNN não indicou se cortará o áudio caso a resposta exceda o tempo permitido. Não haverá plateia.

Ademais, os dois não poderão consultar anotações e terão acesso apenas a uma caneta, papel e uma garrafa d'água. Haverá dois intervalos comerciais, e os assessores de Biden e Trump não poderão se aproximar deles durante as pausas. Além das perguntas divididas por temas, eles terão dois minutos para as considerações finais.

O segundo debate, na ABC, está previsto para 10 de setembro.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem no dia 5 de novembro.