Política

Enroladas, empreiteiras buscam pontes com governo Bolsonaro

Gigantes pegas na Lava-Jato aposentam presentes caros e escritórios de lobby em Brasília e tateiam aproximação com Bolsonaro

NULL
NULL

 

Sede da Odebrecht, em São Paulo Foto: Edilson Dantas / Agencia O Globo

 

Alvos da Lava-Jato , as principais empreiteiras do país, como Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, estudam meios de refazer suas pontes com o governo federal sob o comando do presidente eleito, JairBolsonaro .

A avaliação do grupo é que, antes de fazer qualquer aproximação direta com interlocutores da nova gestão, o primeiro contato deve ser feiro pelas empreiteiras por meio de entidades de classe, como a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).

Durante a campanha presidencial, por exemplo, a Odebrecht deu preferência a encontros públicos com os candidatos acompanhados da outros integrantes da entidade. Ao GLOBO, o presidente da Odebrecht Engenharia e Construção, Fabio Januário, disse que o foco das agendas com o poder público será a retomada de obras no país:

— Estamos levando, por meio das entidades de classe, as pautas de defesa do setor de infraestrutura, que vive um cenário de terra arrasada. Fomos impactados por várias questões, como os desdobramentos da Lava-Jato e a crise fiscal que dificulta que o governo faça novos investimentos.

 

Globo // Figueiredo