O presidente interino da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida, deve ser efetivado no cargo, nesta sexta-feira (14). Ele estava ocupando o posto desde dezembro do ano passado, após a saída de Leonardo Goés.
A expectativa é a de que a oficialização seja feita em uma reunião do Conselho de Administração (Consad). Almeida afirmou ter como foco de atuação ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela estatal, que atua em 368 dos 417 municípios baianos.
Embasa terá mudanças na gestão executiva
Das seis diretorias que compõem a gestão executiva da Embasa, três passarão por mudanças, segundo o A Tarde. Para a Diretoria de Operação no Interior, antes ocupada por Gildeone, deve ser nomeado o engenheiro civil Vinícius Araújo Sousa.
A Diretoria de Operação na Região Metropolitana de Salvador (RMS) deverá ficar com Joana da Costa Oliveira Rolemberg Silva. Engenheira sanitarista e ambiental, além de graduada em Direito, Joana ingressou na Embasa em 2010 e vinha atuando como gerente da unidade regional da Federação, que opera os serviços de diversos bairros da capital baiana.
Por sua vez, Christiano Bressy Dultra Barbosa, deverá ser o novo diretor de Empreendimentos da Embasa. Funcionário desde 2006, o engenheiro civil com MBA em Gestão Empresarial ocupou diversos cargos de gerência nessa diretoria, atuando no planejamento, coordenação e fiscalização de dezenas de obras de expansão e melhoria dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, em diversos municípios baianos.