A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, se juntou a mais quatro ministros do governo Bolsonaro para visitar e dar apoio às regiões afetadas pelas enchentes no Sul da Bahia. Em entrevista ao programa Bahia Notícias no ar, da Rádio Salvador FM, nesta terça-feira (28), Damares apelou para que a população que vive em áreas de risco não insista em permanecer em suas residências.
“Nosso conselho é agora, as pessoas que estão em área de risco, não voltem para casa, não insistam em ficar em áreas de risco. Nós agora temos que cuidar das vidas para não colocar ninguém em risco, e aí, a gente vai ao mesmo tempo cuidando da recuperação, cuidando dos danos, trazendo benefícios. Mas a emergência agora é: não fiquem em áreas de risco […] A gente vai ajudar a recuperar a casa depois”, destacou.
A ministra, que também sobrevoou toda a região na manhã desta terça, destaca que a situação está grave, ressaltando que a previsão ainda é de chuvas para os próximos dias.
Sobre a atuação do presidente, Jair Bolsonaro (PL), frente a tragédia baiana, Damares destacou que ele está em contato direto com os ministros durante o dia, através do celular, bem como informou que toda a Esplanada está trabalhando para minimizar os impactos na região. Vale ressaltar, que Bolsonaro entrou em recesso nesta segunda-feira (27), o presidente está em Santa Catarina, onde vai passar a virada de ano.
No entanto, a ministra pontuou ainda que Bolsonaro deve realizar visitas na região, assim que retornar de seu recesso.
O número de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 21, nesta terça-feira (28). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.