Política

Em provocação a Trump e bolsonaristas, ministros de Lula usam boné com frase criada por Sidônio; confira

Ministros de Lula usaram boné, neste sábado (1º), durante as eleições à Presidência da Câmara e do Senado

Em provocação a Trump e bolsonaristas, ministros de Lula usam boné com frase criada por Sidônio; confira
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O ministro licenciado das Relações Institucionais e deputado federal, Alexandre Padilha (PT), esteve neste sábado (1º), no Congresso Nacional usando um boné azul com a inscrição “O Brasil é dos brasileiros”.

A iniciativa, sugerida pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, busca fazer um contraponto ao boné vermelho “Make America Great Again”, popularizado pela campanha de Donald Trump e adotado por bolsonaristas nos últimos meses.

Além de Padilha, outros integrantes do governo, como os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Camilo Santana (Educação), além do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), também utilizaram o acessório durante as eleições às Presidências da Câmara e do Senado.

“A ideia foi minha, mas eu pedi a frase para o Sidônio. Ele que entende. Eu fico agoniado em ver gente batendo continência para outro país e outras bandeiras”, declarou Padilha ao jornal O Globo, em referência a episódios em que o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu filho Eduardo Bolsonaro e outros parlamentares do PL foram vistos usando os bonés trumpistas durante a posse do ex-presidente dos Estados Unidos.

Padilha revelou que adquiriu, com recursos próprios, dez bonés para distribuir entre parlamentares governistas. A escolha da cor azul não foi aleatória: nos Estados Unidos, o Partido Democrata, adversário de Trump, é representado por essa cor, enquanto o Partido Republicano, de Trump, usa o vermelho — que também é a cor do PT no Brasil.