A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Ideia e divulgada pela revista Exame mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários de primeiro e segundo turno nas eleições presidenciais de 2022.
No primeiro turno, o petista lidera a pesquisa com 37% das intenções de voto, a frente de nove adversários. Já no segundo turno, Lula também vence o presidente Jair Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB). Em todos os cenários. Nãoo há possibilidade de vitória em 1º turno.
A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.200 pessoas entre os dias 6 e 9 de dezembro. Devido aos arredondamentos, a soma dos percentuais podem variar de 99% a 101%.
Primeiro Turno
O ex-presidente desponta com 37% das intenções de voto em um cenário com nove candidatos. Lula chega a 37% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro, que fica em segundo. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece com 10%, a frente de Ciro Gomes que tem 6% do eleitorado. O governador de São Paulo, João Doria, soma 4% de favoritismo.
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Felipe d’Avila (Novo) – 1%
Cabo Daciolo (Brasil 35) – 1%
Alessandro Vieira (Cidadania) – 0%
Simone Tebet (MDB) – 0%
Ninguém/Voto branco/Voto Nulo – 10%
Não sabem – 3%.
?????Segundo Turno
Em um possível segundo turno, a pesquisa mostrou que, se a eleição fosse hoje, Lula seria eleito contra qualquer um dos adversários. Com 47% das intenções de voto contra Bolsonaro, 48% contra Doria, 44% contra Moro, e 42% contra Ciro.
Os números mostram também que a distância entre Lula e Bolsonaro caiu. Em novembro, Lula ficava 17 pontos percentuais à frente de Bolsonaro e agora são 11.