O deputado federal e presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Júnior, emitiu uma nota nesta quinta-feira (28) na qual assegura que o partido "confia plenamente que a vereadora de Lauro de Freitas Débora Régis, filiada ao partido e principal liderança da oposição no município, seguirá representando os anseios da população no Legislativo e estará apta a disputar as eleições majoritárias de 2024".
A vereadora teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral no dia 20 de junho, pelo placar de cinco votos a zero, sob acusação de irregularidades na prestação de contas da campanha de 2020. A decisão foi mantida pelo TRE no dia 11 de setembro, por cinto votos contra dois, rejeitando os embargos de declaração impetrados pela defesa da vereadora para se manter no cargo.
Ainda na nota, o presidente da sigla na Bahia afirma, em nota, medidas já foram tomadas para reverter a decisão.
"Juristas e advogados consultados pelo partido e pela própria vereadora garantem que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá corrigir eventuais erros e reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assegurando a manutenção dos direitos políticos de Débora.
A vereadora do PDT em Lauro de Freitas é vítima de uma perseguição política implacável, com a utilização de expedientes pouco democráticos por parte de quem está no poder para tentar tirar Débora Régis da disputa do ano que vem. Mas a população está ao lado da pedetista, como demonstrado diariamente nas ruas da cidade e nas redes sociais.
O PDT da Bahia está ao lado de Débora Régis nessa luta por Justiça e para tirar Lauro de Freitas da situação de abandono em que o município se encontra"