Política

Em meio a tensões entre Venezuela e Guiana, Lula se reúne com Maduro nesta sexta-feira

A agenda internacional acontece na cidade de Kingstown, em São Vicente e Granadinas, nesta sexta-feira (1º)

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de diversos encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades, nesta sexta-feira (1º), durante a 8ª cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Kingstown, São Vicente e Granadinas.

De acordo com a CNN, dentre os líderes presentes, Lula terá reuniões com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e Gustavo Petro, presidente da Colômbia. Durante as discussões com Petro, o presidente brasileiro abordará a situação na Faixa de Gaza, enquanto com Maduro, deve enfatizar a importância de estabelecer uma data para as eleições presidenciais na Venezuela em 2024, conforme o Acordo de Barbados.

Lula está envolvido em uma controvérsia relacionada ao conflito em Gaza, tendo sido criticado por suas comparações entre a operação militar israelense e o Holocausto. Ele também deve evitar mencionar episódios preocupantes na Venezuela, como a prisão de uma ativista e a expulsão de funcionários do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, a fim de preservar as relações com Maduro.