Política

Em meio a silêncio de Lula, Executiva do PT fala em 'jornada democrática e soberana' na Venezuela

Diretório divulgou nota, na noite de segunda-feira (29), em que reconheceu a eleição de Nicolás Maduro

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Executiva nacional do PT, comandada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), divulgou uma nota na qual reconheceu a reeleição de Nicolás Maduro na Presidência da Venezuela, em meio às tensões pós-resultado, protestos no país e o silêncio, aqui no Brasil, do presidente Lula (PT).

Os resultados divulgados pelo órgão oficial informam que Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44% do opositor Edmundo González. A oposição, no entanto, afirma que González venceu com 70%.

A nota pontua (leia na íntegra abaixo) entre outras coisas, que o processo eleitoral foi uma "jornada pacífica, democrática e soberana". Ademais, faz críticas, de forma indireta, a pressão da comunidade internacional para que os dados sejam divulgados com mais transparência antes de um reconhecimento dos resultados.

Leia na íntegra a nota da Executiva nacional do PT sobre as eleições na Venezuela:

"O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT"