Em meio a uma crise entre os Poderes Executivo e Legislativo, com desde a sequência de derrotas impostas pela Câmara, ao Palácio do Planalto, nas últimas semanas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram na manhã desta segunda-feira (5) no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Na última semana, o presidente da Câmara deu declarações públicas de que o governo precisa ajustar sua articulação política ou sofrerá revezes em votações no Congresso. Hoje, de acordo com o G1, o encontro durou uma hora – Lira chegou ao Alvorada por volta das 8h20 e deixou o local às 9h20.
A lista de derrotas incluiu alterações profundas na Medida Provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios, no início do ano. A versão aprovada pela Câmara desidratou os ministérios de Meio Ambiente e Povos Indígenas, entre outras mudanças.
Mesmo após todas essas alterações, o governo sofreu para conseguir aprovar a MP dentro do prazo limite. O texto foi confirmado pelo Congresso na última quinta (1º), horas antes de perder validade.