Política

Em manifestação, Ciro Gomes afirma que 'Impeachment é a única saída' para Bolsonaro

Ex-ministro defendeu ainda aliança ampla contra Bolsonaro

Guilherme Queiroz/Divulgação  / Veja
Guilherme Queiroz/Divulgação / Veja

O ex-ministro Ciro Gomes defendeu a união de "quem for democrata" para viabilizar o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ciro participou de manifestação contra o chefe do Executivo, na tarde deste domingo (12), na Avenida Paulista, em São Paulo. 

"Para fazer o impeachment e proteger a democracia brasileira temos que juntar todo mundo. Ainda há tempo para o PT amadurecer. Quem for democrata tem que entender que o impeachment é a a única saída. Precisamos fazer um acordo com a direita e um centro democrático", disse Ciro, a O Globo. 

Com o mote "Fora, Bolsonaro", o ato na Avenida Paulista faz parte de uma campanha do Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e outros grupos, que convocou manifestações em ao menos 15 capitais. 

Na mesma linha adotada por Ciro, o cantor Tico Santa Cruz afirmou que os manifestantes devem focar na saída de Bolsonaro no poder para, depois, falar sobre eleições: Eleição de 2022 a gente decide em 2022, nas urnas. Nossa pauta agora é retirar o Bolsonaro. Ele disse: ou vai pra cadeia, ou ele morre ou ele ganha. Efetivamente, não quero que Bolsonaro morra, mas o Bolsonaro também não vai ganhar. Mas o Bolsonaro vai pra onde? Cadeia.

Ainda conforme O Globo, próximo a um dos carros de som do MBL, boa parte das pessoas usava camisa branca, como recomendara a organização do ato. Mas ao longo da avenida, há todo tipo de vestimentas: pessoas com cores que remetem à temática LGBT e com camisetas amarelas, portando bandeiras do Brasil.