Política

Em live, Rui fala sobre liberação da sputnik V e aumento de casos de Covid-19 no estado

O governador aproveitou para fazer apelo contra aglomerações

Mateus Pereira/GOVBA
Mateus Pereira/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), durante live nesta sexta-feira (21), afirmou que pretende insistir na liberação de importação e uso da vacina russa Sputnik V. Em entrevista para rádios da região Oeste, o petista também fez um alerta sobre o aumento de casos de Covid-19 no estado.

Rui comentou sobre a continuidade da ação judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para liberação desse imunizante. “Fizemos um ofício anexando todas as respostas às perguntas que a agência tinha feito sobre a vacina e anexamos a esse documento o relatório do comitê científico que apoia as ações dos governadores do Nordeste, dando subsídio para análise, e esperamos a aprovação da Sputnik V. É uma luta que não vamos abrir mão porque, quanto mais rápido a gente vacinar a nossa população, mais rápido vamos reduzir o número de mortes e de pessoas internados, e mais rápido voltaremos à normalidade social e econômica”, falou o governador.

Vale lembrar que Rui é membro do Consórcio do Nordeste e o responsável por assinar um acordo para aquisição de quase 10 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 somente para a Bahia.

O governador destacou a importância do isolamento social e da retomada de restrições que haviam sido afrouxadas devido a melhora no quadro de contaminação pelo vírus no estado. 

“Nos últimos dias, registrarmos um crescimento acelerado no número de casos e, nessa situação terrível, temos assistidos com perplexidade a festas clandestinas que fazem a contaminação crescer. Estamos trabalhando muito, montamos uma estrutura grande e hoje temos cerca de 1,6 mil leitos de UTI abertos exclusivos para covid-19 em toda a Bahia. Temos medidas restritivas em vigor, mas a única forma de conter o vírus, além da vacinação, é evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel. É necessário que as pessoas se conscientizem disso. Sem o apoio de todos, não vamos vencer a guerra contra o vírus”, apelou.