O deputado federal baiano Elmar Nascimento (União-BA) anunciou nesta quinta-feira (13) que desistiu de se candidatar à presidência da Câmara dos Deputados. Com isso, o parlamentar decidiu apoiar o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele era o único nome na disputa contra Motta.
Antes da confirmação da desistência de Elmar, o União Brasil já tinha sinalizado o abandono da candidatura e a negociação para apoiar o deputado do Republicanos.
A decisão do deputado foi comunicada em uma reunião nesta quinta.
Apontado como o candidato de Lira meses atrás, Elmar acabou preterido pelo atual presidente da Câmara. Após isso, ele disse ter sido traído pelo presidente da Câmara.
Desistência de Antônio Brito
Assim como Nascimento, o deputado federal baiano Antônio Brito (PSD) também não vai mais concorrer à Presidência da Câmara dos Deputados. A decisão de retirada da candidatura foi anunciada nesta quarta-feira pelo PSD, partido liderado nacionalmente pelo ex-ministro Gilberto Kassab. Com isso, Brito passará a apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
A retirada da candidatura de Brito e o apoio ao deputado Hugo Motta assegura ao PSD o comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO) na Câmara e um cargo na Mesa Diretora.