Política

Elmar Nascimento promete reagir caso STF corte orçamento secreto: 'Se tirar o nosso, tiramos o deles'

O tema deve ir ao Plenário da Corte nas próximas semanas

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Líder do União Brasil na Câmara Federal, o deputado baiano Elmar Nascimento (UB) prometeu reagir junto com colegas do Legislativo caso o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue inconstitucional o orçamento secreto, usado como base de sustentação do governo Bolsonaro.

O tema deve ir ao Plenário da Corte nas próximas semanas.

“Vai tirar o orçamento da gente e a gente vai aceitar? Se tirar o nosso, a gente tira o deles", ameaçou Elmar em entrevista ao Estadão, que se refere ao orçamento como emendas de relator geral, nome técnico para a nova modalidade de repasses criadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para garantir apoio aos projetos no Congresso.

Ele projeta que o ex-presidente Lula (PT) sofra a sua primeira derrota caso seja eleito e decida tentar acabar com o orçamento paralelo.

"Se Bolsonaro for reeleito, aí você já viu que não vai mudar nada. No cenário onde Lula é eleito, e ele dizendo que vai acabar com as emendas de relator, será a primeira grande derrota que vai tomar no Parlamento. Perde de 400 votos. É impossível ele conseguir”, analisa.

Elmar concordou ainda que o Legislativo pode aceitar medidas que garantam maior "transparência" e diz que nenhum deputado deve se opor a essa sugestão, além de propor um "tratamento igualitário" entre os parlamentares.

O deputado, aliado do ex-prefeito e candidato ao Governo na Bahia, ACM Neto (UB), foi o político baiano que recebeu o maior valor do orçamento secreto: R$ 60 milhões. Ele faz parte da tropa de choque do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), responsável por indicar as emendas.