O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), líder do partido na Câmara, fez uma promessa “arrojada” ao PT para contar com apoio da sigla na disputa pela Presidência da Casa dos Deputados, em fevereiro do ano que vem.
Em encontro com a bancada do partido, o congressista baiano prometeu, segundo a Folha, apoiar a volta do financiamento para sindicatos. Além disso, acenou apoio à reeleição de Lula ao Palácio do Planalto em 2026.
No entanto, o gesto deixou desconfiada uma ala petista que já havia decidido que a melhor opção para a sigla era o apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que conta com o suporte do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o que irritou Elmar.
Um deputado, em anonimato, disse à publicação, em tom de brincadeira, que Elmar ficou dois meses sem falar com o partido, mas chegou engajado a convencer todos os petistas de que seu nome era o melhor para eles.
Elmar faz pedido inusitado e alerta para risco
Ainda no mesmo encontro, Elmar Nascimento fez uma advertência para o risco de o PL ocupar a vice-presidência na Câmara e no Senado — o primeiro vice-presidente da Câmara acumula também a primeira vice-presidência do Congresso.
No entanto, também conforme a Folha, um gesto do líder do União Brasil causou curiosidade entre os presentes. Ele pediu para gravar o encontro, o que surpreendeu petistas, que ficaram sem entender o porquê da medida.