Cinco deputados estaduais foram eleitos durante o pleito deste domingo (2) e deixarão a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no final de 2016. Bruno Reis (PMDB) será o vice-prefeito de ACM Neto (DEM), reeleito em Salvador. Vando (PSC) foi eleito prefeito de Monte Santo, enquanto Rogério Andrade (PSD) será o gestor de Santo Antônio de Jesus.
Robério Oliveira (PSD) e Jânio Natal (PTN) assumem, pela terceira vez, as prefeitura de Eunápolis e Belmonte respectivamente. Com a saída dos cinco da AL-BA, há uma série de possibilidades sobre a nova composição da Casa. Bira Corôa (PT) assume permanentemente uma vaga no plenário. Como Mirela (PSD) foi eleita a vice-prefeita de Moema Gramacho (PT) em Lauro de Freitas, e Temoteo (PSD) também foi eleito em Teixeira de Freitas, o próximo nome dos suplentes é o de Ângelo Mário (PT).
Mário Augusto Neto (PT) passa a ser suplente. O próximo na lista é Herzem Gusmão (PMDB), que ainda disputará segundo turno para a prefeitura de Vitória da Conquista. Caso vença o pleito, o próximo nome da lista é Antônio Elinaldo (DEM), eleito prefeito de Camaçari. Logo depois, há Heber Santana (PSC), que conquistou uma vaga para vereador em Salvador.
Caso nenhum dos três aceite a vaga de deputado estadual, os três novos membros da AL-BA serão Samuel Santana Júnior (PSC), Anderson Muniz (PTN) e Valdemar Costa (PSC) – Luiz de Deus (PSD) também teria uma vaga, mas foi eleito para prefeito em Paulo Afonso.
Reprodução/Bahia Noticias