Política

Eleitores tem até 4 de maio para fazer cadastramento biométrico

Nos dias de eleição, o cidadão passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica

NULL
NULL

Os eleitores de cidades onde já foi realizado recadastramento biométrico obrigatório que não compareceram ao posto de atendimento até o final do prazo tiveram seus títulos cancelados. Para votar nas eleições de 2016, que elegerá prefeito e vereadores, é necessário regularizar a situação eleitoral até o dia 4 de maio, nas sedes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na Bahia, já completaram o processo obrigatório os municípios de Jaguaquara, Irajuba, Itaquara, Itagibá, Itagi, Jitaúna, Aiquara, Dário Meira, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Alagoinhas, Aramari e Araçás.

Após consultar a situação eleitoral no site do TRE-BA, o eleitor deve ir às unidades com documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência dos últimos três meses. Em Salvador, a unidade do Tribunal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Segundo o TRE, o objetivo da "revisão do eleitorado", como é chamado o processo de convocação para realizar o cadastro biométrico, é "dar mais segurança à identificação pessoal no momento da votação". São capturadas as impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, assinatura e foto (com medidas da face) digitalizadas.

Ao fim, é emitido um novo título que, na maioria dos casos, permanece com o mesmo número da inscrição. Nos dias de eleição, o cidadão passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.