Para garantir aos cidadãos deficientes mais conforto nas eleições, os eleitores baianos com deficiência podem pedir transferência para local de votação com acessibilidade. O pedido pode ser feito de modo on-line ou de forma presencial, em cartório ou posto de atendimento do TRE-BA.
As sessões com acessibilidade são aquelas que contam com elevadores ou rampas de acesso, piso tátil ou demais estruturas que possam facilitar a locomoção da pessoa com deficiência. Para solicitar a transferência para uma dessas seções, o cidadão poderá acessar do TRE-BA. Caso precise de auxílio para utilizar a ferramenta, o eleitor poderá buscar pelo Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível tanto pelo site quanto pelos aplicativos de mensagem instantânea WhatsApp (71-3373-7000) e Telegram (@maiatrebot). Pelo NAVE, é possível ainda solicitar o atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
É necessário também abrir um requerimento com o preenchimento dos dados pessoais, incluindo a informação sobre a deficiência (visual, locomoção, auditiva ou outro tipo). A partir dessa informação, os cartórios eleitorais verificam se existem seções acessíveis no próprio local de votação do eleitor ou se será necessário transferi-lo para outro local com acessibilidade. Ainda nesta página, o requerente deverá anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, além de uma foto (selfie) segurando o documento enviado.
Para o atendimento presencial, será exigida a apresentação da mesma documentação, sendo que o tipo de deficiência deverá ser informado ao atendente. Na Bahia, o atendimento presencial é realizado nos cartórios e postos do TRE baiano, seja por demanda espontânea ou por agendamento