Vetado

Eleito presidente, Donald Trump não poderá tentar reeleição em 2028; saiba motivo

Donald Trump atingiu, na manhã desta quarta-feira (6), o número mínimo de delegados para chegar à Casa Branca

Eleito presidente, Donald Trump não poderá tentar reeleição em 2028
Reprodução/X @realDonaldTrump

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não poderá tentar à reeleição ao cargo, em 2028, caso tome posse no dia 20 de janeiro de 2025. Na manhã desta quarta-feira (6), o republicano atingiu o número mínimo de delegados para voltar à Casa Branca, após disputa contra Kamala Harris, do Partido Democrata.

Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o veto está previsto na 22ª emenda da Constituição americana, aprovada em 1951, segundo a qual ninguém poderá ser eleito mais de duas vezes para o cargo de presidente do país.

O novo mandato de Donald Trump à frente da Casa Branca, de 2025 a 2028, será o segundo do republicano. Ele já presidiu os Estados Unidos entre 2017 e 2020, quando tentou reeleição e perdeu.

No Brasil, a única regra acerca da reeleição no país é de que o mandato pode ser renovado apenas uma vez de forma seguida para presidente, governador e prefeito.

Lula e Bolsonaro reagem à vitória de Donald Trump

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou o republicano Donald Trump pela vitória nas eleições à Presidência dos Estados Unidos – o empresário superou, na manhã desta quarta-feira (6), a marca mínima de 270 delegados, no Colégio Eleitoral, para garantir o posto o qual vai assumir no dia 20 de janeiro de 2025.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula no X (antigo Twitter), na manhã de hoje.

O antecessor de Lula no Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), também se manifestou através das redes sociais. No Instagram, o liberal agradeceu a Deus pela vitória de Donald Trump, parabenizou o aliado e citou o salmo 30:5 da bíblia.

“Obrigado meu Deus. Parabéns @realdonaldtrump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Jair Bolsonaro”, escreveu.