O pré-candidato a vereador de Salvador, Marcelo Guimarães Neto (UB), quer instalar uma Secretaria da Juventude em Salvador. A proposta faz parte do planejamento para inserção de jovens no mercado de trabalho, fomento ao empreendedorismo e inclusão digital.
“Já existe [secretaria da juventude] em algumas capitais do Brasil, como Maceió, em Alagoas. Lá, por exemplo, a secretaria foi criada no ano passado e o prefeito nomeou um jovem de 19 anos para ser secretário”, explicou Neto.
A proposta é oferecer cursos profissionalizantes, workshops e palestras que ajudem os jovens a se preparar para o mercado de trabalho; organizar eventos esportivos e culturais para promover a saúde e o bem-estar entre os jovens, criar programas de apoio a jovens empreendedores, incluindo mentorias, acesso a microcréditos e incubadoras de startups; prover acesso a tecnologias e internet para jovens de comunidades carentes, além de cursos de informática; criar campanhas de conscientização sobre saúde mental, além de oferecer serviços de apoio psicológico; incentivar a participação dos jovens em processos políticos e sociais, promovendo a cidadania ativa; engajar os jovens em projetos de sustentabilidade e preservação ambiental, e fomentar atividades culturais e artísticas, dando espaço para a expressão criativa dos jovens.
“Todas essas ações são possíveis de serem implementadas e estarão no meu primeiro projeto de indicação ao prefeito Bruno Reis, assim que os soteropolitanos me derem a oportunidade de representa-los no Legislativo soteropolitano a partir do ano que vem”, defendeu Neto.
Atualmente, as políticas públicas para a juventude na capital baiana integram as ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). “Quando a juventude representa grande parte da população de Salvador, nada mais justo de termos uma pasta exclusiva para este segmento”, finalizou o pré-candidato.