A eleição para a Presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) teve apenas uma chapa inscrita até as 17h desta segunda-feira (17), prazo final para apresentação de eventual candidatura. A única chapa apresentada foi a liderada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB).
Nesta terça-feira (18), às 10h, a comissão eleitoral instituída pela entidade municipalista baiana fará a análise da chapa inscrita e emitirá certidão de aptidão, ou não, ao pleito.
De acordo com o edital que rege a eleição, como houve apenas uma candidatura apresentada, não haverá necessidade de ocorrer a votação. Assim, a comissão eleitoral anunciará, posteriormente, a data do ato de aclamação e posse da nova diretoria que comandará a entidade no biênio 2025/2026.
Consenso na UPB
Para que não houve bate-chapa entre aliados, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) precisou entrar em campo com sua articulação política. Para isso, um café da manhã foi oferecido no dia 29 de janeiro com a presença dos dois prefeitos que pretendiam concorrer à Presidência da UPB: Wilson Cardoso (PSB), de Andaraí, e Phellipe Brito, de Ituaçu.
O encontro, que teve a participação do secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Adolfo Loyola, e do atual presidente da entidade, Quinho (PSD), terminou com um consenso: Wilson Cardoso passou a ser o candidato único da base governista. Com isso, o pessedista gestor de Ituaçu retirou sua candidatura e declarou apoio a Cardoso.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.