A eleição que definirá o novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) será realizada nesta quarta-feira (8), às 15h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Deputados da base governista já dão como certa a vitória da ex-primeira-dama Aline Peixoto, enfermeira e com pós-graduação em gestão de saúde e com passagem pela direção no Hospital de Ipiaú. Posteriormente, ela comandou o projeto Voluntárias Sociais, já como esposa do então governador Rui Costa (PT).
A avaliação do líder do governo na AL-BA, o deputado Rosemberg Pinto (PT), é de que Aline já teria 41 votos a seu favor, 11 a mais que os 32 mínimos necessários para vencer a disputa. No total, são 63 parlamentares.
Caso se confirme, será a primeira vez na história que uma mulher ocupa vaga no TCM – justamente na data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.
Do outro lado, o ex-deputado Tom Araújo (União) nunca chegou a ser formar no ensino superior, mas tem a seu favor uma longa trajetória política e adesão dos colegas de parlamento. Ele já foi prefeito de Conceição do Coité, além de liderar a bancada na AL-BA e participar de diferentes comissões nos últimos anos.
Em 2022, acabou perdendo a reeleição e ficando sem cargo, uma das razões pelas quais teve o nome endossado para representar o candidato da oposição na disputa.
A votação é secreta e feita individualmente em uma cédula do papel. Caso nenhum dos postulantes tenha a votação mínima, a Casa é obrigada a abrir outra eleição com dois novos representantes.