Há exatamente um ano os brasileiros foram às urnas no segundo turno da eleição presidencial e elegeram Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar o Executivo nacional – pela terceira vez. O processo eleitoral ficou marcado por ser o primeiro no país em que um presidente – Jair Bolsonaro – não conseguiria se reeleger.
Aquele 30 de outubro de 2022 foi lembrado nas redes sociais. No microblog X (ex-Twitter), os termos "Grande dia" (usado com frequência por Bolsonaro) e "Fiz o L" despontaram entre os tópicos mais postados.
Em tom de ironia, diversos internautas parabenizaram o candidato derrotado. "Parabéns, Bolsonaro! Um ano de não-eleito", publicou o perfil crítico Coronel Siqueira, que reúne cerca de 400 mil seguidores, somando X e Instagram,
Lula também comentou a data. "Há um ano, a democracia vencia nas urnas. De lá pra cá retomamos programas sociais, reduzimos o desmatamento e o desemprego, recuperamos a imagem do Brasil no mundo e a vida melhorou. O que você está achando e como está se sentindo 1 ano depois?", publicou o presidente nas redes sociais.
Correligionários do presidente petista também destacaram o dia. "Há exatamente um ano a gente elegia Lula presidente, depois de uma eleição conturbada. Eu lembro bem desse dia e do alívio ao final", recordou o deputado federal baiano Valmir Assunção (PT).