O cientista político, Cláudio André Souza diz que do ponto de vista do marketing político, Bolsonaro “sequestra o nosso nacionalismo”. Segundo o professor, essa estratégia é perigosa, ainda de acordo com ele, o país precisa ter um patriotismo republicano geral, ao invés de se dividir em partidos.
Para Souza, essa estratégia política usada no marketing bolsonarista é “inédita”, de acordo com o cientista, o Brasil “não viveu isso em nenhum momento, em nenhum governo, apesar de todas as divergências ideológicas que existiam entre os grupos político-partidários”, disse. O especialista confirma que no país nunca existiu um presidente que atacou as instituições, ou até mesmo mencionou um “auto golpe de estado” como uma possível saída política, como faz o atual chefe do executivo.
Dessa forma, Cláudio afirma que a oposição precisa reagir do ponto de vista de “usar suas armas, de usar suas estratégias”, como forma de reverter a estratégia utilizada por Bolsonaro de cooptar os símbolos nacionais e associá-los à sua candidatura.