Política

Durante a pandemia planalto gastou R$ 18,5 milhões com viagens de Bolsonaro

As especificações dos gastos não podem ser reveladas até o fim do mandato presidencial de Bolsonaro

NULL
NULL

O Palácio do Planalto gastou pelo menos R $18,5 milhões com viagens do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) durante um ano de pandemia. As despesas foram utilizadas no cartão corporativo e são relativas a 101 viagens, média de duas por semana. As informações são da coluna do Guilherme Amado no jornal Metrópoles.

De acordo com o levantamento, o destino mais caro foi o Guarujá (SP) onde o presidente passou o recesso de fim de 2020, e protagonizou aglomerações na praia. De acordo com o portal da transparência, a viagem custou R $1,2 milhão aos cofres públicos.

Outro feriado, o carnaval deste ano, custou R $701 mil por meio dos cartões corporativos do Planalto durante viagem para São Francisco do Sul (SC).

Em visitas oficiais, a viagem para Breves (PA), no início de outubro do ano passado, foi a mais cara. Com comitiva que incluiu a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o lançamento do plano Abrace o Marajó, a viagem custou R $539 mil.

As especificações dos gastos não podem ser reveladas até o fim do mandato presidencial de Bolsonaro já que a Constituição garante o sigilo das notas fiscais durante este período.