A vida do artista no Brasil não é fácil, muito menos na Bahia. Para alguns, a popularidade conquistada com o passar dos anos pode levar a lugares para além da música e fazê-los trocar de vez os palcos pelo plenário, carregando consigo a bandeira da classe artística.
Este ano, muitos nomes podem dar adeus às casas de shows e tentar fazer história no púlpito da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ou da Câmara Federal.
Entre cantores, compositores e os que se definem como músicos, são 26 candidatos.
Sem tantas aparições desde que deixou para trás o comando da banda 'Fantasmão', o cantor Edcity vai tentar, mais uma vez, se eleger deputado estadual, agora pelo PP. Em 2018, tentou uma vaga pelo PHS, e dois anos antes perdeu a disputa como vereador pelo mesmo partido, após cansar de puxar os trios pela Barra-Avenida e no Campo Grande.
Mais sumido ainda dos holofotes, o cantor Netinho, que tornou famosa a música 'Mila', composta por seu hoje desafeto Manno Góes, quer ser um dos bolsonaristas a adentrar na Câmara Federal. Com o nome 'Netinho da Bahia', ele é candidato pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.
Após altos e baixos na carreira e na vida pessoal, o cantor Xexéu, ex-vocalista da Timbalada nos anos 90, também quer tomar novos rumos e subir nas 'asas de um passarinho' direto para a Câmara Federal pelo partido Patriota.
Já Sine Calmon, história viva do reggae de Cachoeira, no Recônvaco Baiano, quer mostrar que sua candidatura pelo PSOL não é só sinal de fumaça. O intérprete célebre de "Morrão Fumegante" quer pegar carona no 'trem do amor' e atrair o eleitorado que é fã de suas canções.
Na mesma esteira, Lazzo Matumbi (Rede) quer exercer um mandato do 'jeito' que seus eleitores querem, do jeito que seus eleitores gostam. O músico é autor de canções eternizadas no imaginário popular baiano e da música reggae, como "Do Jeito que Seu Nego Gosta", "Alegria da Cidade" e "14 de Maio".
Cansado de ver a vida passar 'Esperando na Janela', o forrozeiro Targino Gondim quer participar ativamente na política como candidato a deputado federal pelo partido Republicanos.
Eleito vereador com mais votos em Feira de Santana em 2020, Fabrício Nunes, conhecido como 'Pancadinha', quer ir além das batidas e conquistar a sonhada cadeira na Alba.
Acostumados a misturar música e pregação, artistas baianos do mundo gospel também tentam se destacar na corrida eleitoral.
Direto de Alagoinhas, Milu Reis (Patriota) quer ser deputada estadual, assim como o Pastor Ary Mendes (SD), Claudionor Bausílio (DC), Angélica Lima (PDT), Gilmário Leal (Patriota) e Gérson Rufino (PSC) – todos evangélicos e artistas do gênero gospel.