Política

Disputa por nome do aeroporto de Salvador reascende briga política entre partidos

Parlamentares apresentam projeto de lei para que o aeroporto internacional volte a celebrar a data da independência do Estado desde o ano 2021.

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Com as comemorações do bicentenário da independência do Brasil na Bahia, o nome do Aeroporto de Salvador voltou ao centro das discussções no Congresso Nacional. Atualmente chamado de Salvador Bahia Airport, deputados da base governita na Câmara tê advogado para que a parada volte a se chamar Aeroporto 2 de Julho, data em que marcada pelas comemorações da Independência da Bahia. 

A mudança de nome retoma um disputa antiga entre o Partido dos Trabalhadores e o extinto PFL, partio de Antônio Carlos Magalhães (ACM), em homenagem ao senador da república, Luiz Eduardo Magalhães, filho de ACM, morto em  1998 vítima de um infato fulminante, aos 43 anos. Antes da homenagem, o nome o aeroporto se chamava 2 de Julho. 

O deputado Joseildo Ramos (PT-BA), autor do projeto mais recente sobre o tema, apresentado neste ano, disse que não se conforma “diante da não mudança". A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) , em discurso no plenário da Câmaraa, defenfeu que a mudança de nome nesses 200 anos de celebração da independência faz muito sentido e é necessária.

Conforme o blog Política Livre,  parlamentares apresentam projeto de lei para que o aeroporto internacional volte a celebrar a data da independência do Estado desde o ano 2021.