Relatora da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, a deputada federal baiana, Lídice da Mata (PSB) criticou nesta terça-feira (21), o discurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral da ONU em Nova York. Em seu discurso, o presidente distorceu fatos e defendeu ainda medicamentos ineficazes contra a Covid-19.
“O presidente da República foi aos Estados Unidos dar aula de disseminação de mentiras, uma vez que é um contumaz propagador de Fake News. Praticamente todos os trechos do seu discurso tinham uma informação falsa, seja no início, no meio ou no fim. Hoje foi um dia em que a imagem do Brasil saiu ainda mais arranhada e envergonhada diante do mundo. Um dia triste e vexatório para nossa Nação!”, declarou a deputada ao assistir o discurso do presidente.
A parlamentar também recordou o episódio do presidente comendo pizza na calçada de uma avenida nos Estados Unidos e classificou a cena como surreal. “O Brasil tornou-se um pária graças à sua principal autoridade governamental. Tenho certeza que ele narrará para apoiadores o episódio como um gesto de simplicidade, quando na verdade, tornou-se ‘persona no grata’ até pelo prefeito da cidade, Bill de Blasio”, finalizou.