Pelo quarto ano consecutivo, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) está na lista dos 150 mais influentes do Congresso Nacional, considerada como parlamentar em ascensão pelo Departamento Intersindical de Atividade Parlamentar, o Diap.
Vice-líder do PSB e relatora da CPMI das Fake News, a baiana tem sua atividade destacada nas comissões de Educação e Cultura e, este ano, também íntegra as Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania e de Seguridade Social e Família.
Foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa por dois anos e integrou a Procuradoria da Mulher da Câmara
A atuação em defesa dos trabalhadores, dos direitos da mulher e articulação política também a credenciam como parlamentar em ascensão.
Segundo o Diap, entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado/a ou senador/a que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.
“Além dos “100 Cabeças”, desde a 7ª edição da série, o Diap divulga levantamento incluindo na publicação outros 50 parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na chamada elite parlamentar. Pode-se dizer que estão entre os 150 mais influentes”, diz a nota do Diap.
Quando senadora, Lídice integrou o ranking dos 100 Cabeças do Congresso por duas vezes – em 2015 e 2016.