Política

Desenho do governo Lula deve ser lançado neste domingo (11)

.

Rovena Rosa/ Agência Brasil
Rovena Rosa/ Agência Brasil

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar os ministérios e secretarias que vão compor o seu governo neste domingo (11). Com isso, é possível que sejam freados os embates e especulações que permeiam a fase de transição com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Domingo eu tenho uma conversa para determinar a quantidade de ministérios que nós vamos ter e a quantidade de secretarias que nós vamos criar. E na segunda-feira (12), depois da diplomação, eu vou tratar de terminar a montagem do nosso governo", declarou o presidente.

Na última sexta (9), o presidente eleito anunciou cinco nomes, com o destaque para o governador da Bahia, Rui Costa (PT), escolhido como ministro da Casa Civil. Além dele, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), foi escolhido para chefiar o Ministério da Fazenda.

Mauro Vieira, o embaixador do Brasil na Croácia, assumirá o Ministério das Relações Exteriores, enquanto o Ministério da Justiça e Segurança Pública ficará sob o comando do ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSB).

Por fim, José Múcio Monteiro, ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro das Relações Institucionais no governo Lula, foi escalado para o Ministério da Defesa.