Deputados que integram as comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) fizeram uma visita técnica à sede da Neoenergia Coelba, em Salvador. Durante o encontro solicitado pelos parlamentares, a concessionária apresentou um relatório de investimentos feitos na rede elétrica em todo o estado. Os detalhes foram expostos pelo presidente da Neoenergia Coelba, Tiago Guth, e pela diretora da empresa.
O presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Eduardo Salles (PP), explicou que a companhia informou já ter aplicado R$ 2 bilhões dentre os R$ 13 bilhões previstos em investimentos na infraestrutura energética até 2027. “Dois bilhões de reais já foram investidos ao longo dos dois últimos trimestres na construção de novas subestações e ampliação em outras, construção de linhas de alta tensão e de redes de distribuição, milhares de novas ligações, instalação de novos postes, novas bases operacionais e inauguração de novas lojas para atendimento ao consumidor, além do suporte especial para regiões turísticas”, enumerou o parlamentar ao relatar os dados apresentados pela Neoenergia Coelba.
Programa Luz para Todos
Além do cronograma de investimentos, Salles apontou que a reunião tratou da Operação Verão 2024/2025 destinada às regiões do Extremo Sul, Sul, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Litoral Norte e Salvador. Outro tema pautado no encontro foi a 12ª etapa do Programa Luz para Todos, que vai beneficiar mais de 20 mil moradores, além de ações para poda de árvores com o objetivo de minimizar possíveis prejuízos na rede elétrica por causa das fortes ventanias.
O deputado Raimundinho da JR (PL), membro titular do colegiado de Infraestrutura, afirmou que a visita técnica reforça o papel fiscalizador e propositivo da Comissão de Infraestrutura. “Estamos comprometidos em garantir que o serviço prestado pela Coelba seja eficiente e atenda às necessidades de todos os baianos. Esse diálogo com a diretoria da companhia é essencial para construirmos melhorias efetivas no setor energético do estado”, afirmou Raimundinho.
Os deputados Robinson Almeida (PT) e Radiovaldo Costa (PT), suplentes da Comissão de Infraestrutura, afirmaram que a reunião para apresentação das ações e investimentos foi um resultado da mobilização feita na Alba em busca de uma prestação de serviço de qualidade para a população baiana. Radiovaldo informou que solicitou melhorias específicas para a região norte da Bahia. “Aproveitei para cobrar melhorias específicas no atendimento energético ao norte do estado, abrangendo áreas como o Litoral Norte, Subaúma, Conde, Porto do Sauípe e cidades da região nordeste, além de municípios como Alagoinhas e Catu”, descreveu.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.