A votação para a Presidência nacional do PSDB, que acontece nesta quinta-feira (30), está cercada de muita expectativa em meio a possibilidade de um novo racha no ninho tucano. Apesar de não ter deixado claro o interesse na disputa, o nome do deputado federal Adolfo Viana (PSDB-BA), vem sendo defendido por uma ala da sigla.
De acordo com o Estadão, até esta semana, tudo caminhava para que o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, fosse o nome consensual – a ideia era justamente ter chapa única para evitar nova divisão interna. Mas, o ex-senador José Aníbal (PSDB-SP) confirmou interesse na disputa.
Contudo, insatisfeitos com os rumos do pleito, o grupo de parlamentares passou a sinalizar Adolfo Viana como a alternativa mais viável. Nesta quarta-feira (29), haverá uma reunião na liderança do partido para definir qual deve ser o posicionamento da bancada.
Os tucanos deixaram claro que não gostariam de expor a legenda a mais um racha público, desde que o atual presidente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sinalizou que não disputaria a eleição para a direção do partido.