Na sessão do Plenário desta segunda-feira (13), deputados baianos chamaram a atenção para o desastre causado por chuvas intensas no sul do estado. Levantamento da Defesa Civil da Bahia aponta 10 mortos, 267 feridos e 6,3 mil desabrigados. Cerca de 50 municípios declararam emergência. São 220 mil atingidos pelos temporais.
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) agradeceu os esforços das campanhas para arrecadar donativos para os atingidos. “O governo do estado já tomou as medidas cabíveis, já criou um grupo de crise para o enfrentamento dessa circunstância que, em meio à pandemia, nós temos um verdadeiro furacão que assola e que destrói aquelas cidades. A minha solidariedade ao povo do extremo sul e do sul baiano”, disse.
Ela lamentou, no entanto, a hostilidade da equipe de segurança do presidente Jair Bolsonaro contra uma equipe da TV Bahia. “As equipes de reportagem que visitavam as cidades tiveram que, ao lado das vítimas, assistir a um episódio dantesco de agressão à imprensa”, afirmou.
No exercício da presidência da sessão, o deputado Charles Fernandes (PSD-BA) também exaltou os esforços das autoridades diante das chuvas. “Logo iremos sair dessa situação, não só com a determinação do nosso povo, com o trabalho de todos os deputados da Bahia, dos prefeitos e do governador, que instalou um comitê de crise na região sul da Bahia, para que possamos atender aquelas cidades atingidas”, declarou.
O deputado Uldurico Junior (Pros-BA), que vai ser o líder do Pros em 2022, também assumiu a presidência da sessão para prestar solidariedade aos baianos. “Quero agradecer de coração a todos os que vêm colaborando neste momento tão difícil por que a minha região vem passando”, disse.
Ele destacou que o governo do estado abriu crédito aos pequenos comerciantes que perderam seus negócios e ressaltou a atuação do setor privado, como a rede Magazine Luiza, que distribuiu colchões, geladeiras e fogões.
Uldurico Junior também afirmou que vai usar suas emendas parlamentares para atender às prefeituras afetadas.