Política

Deputados baianos na disputa pela Presidência da Câmara serão recebidos por Lula

Elmar Nascimento e Antônio Brito já ensaiaram um acordo para uma candidatura única

Pablo Valadares/Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Pablo Valadares/Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Os deputados federais baianos Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (PSD), candidatos a presidente da Câmara dos Deputados, serão recebidos por Lula nos próximos dias. Os parlamentares insistem em manter seus nomes no páreo mesmo após o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), decidir apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão.

De acordo com o colunista Valdo Cruz, do G1, a intenção de Lula é deixar claro que não pretende interferir na eleição para Presidência da Câmara. O movimento dos deputados baianos ocorre após Marcos Pereira, do Republicanos, desistir de concorrer ao cargo e anunciar apoio a Hugo Motta, com quem Lula já se reuniu nesta semana.

Nos bastidores, Lira teria dito que foi obrigado a retirar seu apoio a Elmar em função das resistências ao nome do líder do União Brasil. A mudança tinha como objetiva chegar a um consenso para ter somente um candidato, mas Elmar e Brito afirmam que vão até o fim.

Ainda conforme notificou Valdo Cruz, os dois legisladores baianos já ensaiaram um acordo para uma candidatura única. O que estiver em melhores condições, seria o candidato a presidente.