Política

Deputados baianos divergem sobre PL das Fake News após ação do Google; veja

Google, em sua página inicial, vem fazendo menções à PL das Fake News

Reprodução
Reprodução

Deputados baianos divergiram sobre o projeto de lei 2630/2020 que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. A norma, também chamada popularmente de PL das fake news, vem ganhando destaque nas últimas semanas e ainda mais após o Google, em sua página inicial, estar fazendo menções ao assunto.

Na home, entre outras coisas, a empresa norte-americana expõe mensagens sobre a PL como, por exemplo, "O PL das fake news pode piorar sua internet" e "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil". Isso gerou reações as mais diversas no meio político baiano.

"Campanha contra o PL2630 é o atestado que algumas plataformas emitem de que o projeto de combate às Fake News é sim necessário", escreveu a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), no Twitter. "É exatamente contra esse tipo de ação que lutamos. Não podemos permitir que a internet seja uma ferramenta de alienação social sob os interesses de empresas bilionárias, enquanto grupos neofascistas a utilizam para disseminar discurso de ódio e fake News livremente", emendou a também deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Por outro lado, o deputado estadial bolsonarista Leandro de Jesus (PL) disse que o Projeto de Lei 2630/2020 pode colocar uma "mordaça" no internauta, devido as limitações que poderiam ser impostas. "Pode piorar a sua internet e colocar uma mordaça em você também", disse o liberal.