Política

Deputado que solicitou isenção de IPVA para carros elétricos pede que renúncia fiscal se estenda a automóveis 0km

Na última segunda-feira (3), o chefe de Gabinete do governador, Adolpho Loyola, respondeu o ofício enviado pelo presidente do PDT na Bahia, informando que a sugestão havia sido encaminhada para análise da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) que o projeto encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para garantir isenção de IPVA a veículos elétricos produzidos pela montadora chinesa BYD também contemple automóveis zero quilômetro movidos por outras fontes de energia. No dia 29 de junho deste ano, o pedetista encaminhou um ofício ao chefe do Executivo estadual sugerindo a adoção da medida. 

Na última segunda-feira (3), o chefe de Gabinete do governador, Adolpho Loyola, respondeu o ofício enviado pelo presidente do PDT na Bahia, informando que a sugestão havia sido encaminhada para análise da Secretaria da Fazenda (Sefaz). No ofício, Mendonça sugeriu que a renúncia do IPVA para os demais veículos tenha o prazo de cinco anos. 

"Essa norma já se encontra em vigor há quatro anos na capital federal e produz um efeito positivo de aquecer o mercado local de veículos automotores. Você abre mão do IPVA para esses automóveis, garante a renovação da frota, e todos saem ganhando com a dinamização da economia. Afinal, nem todo mundo tem ainda acesso a modelos elétricos ou híbridos", explicou o deputado.

Nesta terça-feira (4), durante o anúncio da instalação do complexo da chinesa BYD em Camaçari, num evento realizado no Farol da Barra, Jerônimo anunciou que enviará o projeto de lei com este objetivo para apreciação dos deputados estaduais. A fábrica, a ser instalada em Camaçari, vai produzir veículos híbridos e elétricos.