O deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no qual propõe a transferência, em caráter temporário, da sede do Governo da Bahia, para a cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano.
A mudança, conforme a matéria, ocorreria em todo o dia 14 de junho, como forma de homenagear àqueles que lutaram, no município, na luta pela Independência do Brasil. Atualmente, a situação acontece no dia 25 de junho, quando a sede do governo estadual é transferido para Cachoeira, também no Recôncavo baiano – a cidade também foi destaque pela resistência durante as lutas pela Independência da Bahia.
De acordo com o texto, o Projeto de Lei valeria por 90 dias assim que for sancionado pelo Poder Executivo. "A proposição, também, é um pleito legítimo da população santo-amarense, que envida esforços no sentido de cuidar e proteger
os muitos fatos e registros históricos ocorridos no território em que hoje está instalado Santo Amaro da Purificação", diz um trecho da justificativa encaminhada pelo parlamentar petista.