O deputado Leandro de Jesus (PL) protocolou, nesta quinta-feira (27), um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) propondo a criação da Operação Safra no extremo-sul do estado. O objetivo, conforme explicou o parlamentar, é combater crimes no meio rural durante os períodos de plantio e colheita de lavouras.
O texto prevê que a ação será coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), com a participação das polícias Militar e Civil, além de outros órgãos estaduais e municipais.
Em sua justificativa, o legislador ressalta que a operação já existe em algumas regiões da Bahia.
“O setor agrícola desempenha papel fundamental na economia baiana, e a proteção das propriedades rurais contra crimes, como roubos, furtos e invasões, é essencial para garantir a continuidade das atividades produtivas. Nos últimos anos, a região do extremo sul da Bahia tem sido palco de um preocupante aumento de invasões a propriedades rurais, resultando em expressivos prejuízos econômicos e sociais”, externou o parlamentar.
Prejuízo milionário
Leandro de Jesus explicou que dados da Associação do Agronegócio do Extremo Sul da Bahia (Agronex) indicam que, desde 2022, mais de 81 propriedades foram invadidas, causando a perda de aproximadamente mil postos de trabalho e um prejuízo superior a R$ 500 milhões.
“Além dos danos econômicos, há relatos alarmantes de envolvimento de grupos armados nas invasões, os quais, segundo denúncias, estariam associados ao crime organizado. Essas invasões não apenas desestabilizam a economia local, como também geram um ambiente de insegurança para produtores, trabalhadores rurais e suas famílias. Há registros de agressões físicas, saques de propriedades e destruição de plantações, agravando ainda mais a situação da segurança pública na região”, elencou o deputado.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.