Com o objetivo de criar política públicas para o desenvolvimento das favelas, o deputado estadual Emerson Penalva (PDT) protocolou nesta segunda-feira (17) na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) um requerimento para criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Favelas. O pedido do deputado abrange todo o estado da Bahia.
No requerimento, o pedetista explica que surge da inspiração promovida pelo Movimento em prol das Favelas no Brasil, liderado pela Central Única de Favelas (CUFA) e está em plena sintonia com as aspirações desta Casa Legislativa na constante busca por Justiça Social, desenvolvimento econômico sustentável, fortalecimento da cultura e humanização.
“Trata-se da necessidade de viabilizar esforços concentrados nesta Casa e, a partir das proposições legislativas oriundas desta Assembleia, possibilitando avanços concretos para a melhoria de diversas áreas”, explicou o parlamentar.
O parlamentar ainda reforçou que a valorização das favelas na Bahia é um importante instrumento para a institucionalidade de iniciativas, projetos, eventos e legislação necessárias para melhorar a vida de muitos baianos. Na semana passada, a Câmara dos Deputados instalou um colegiado com o mesmo objetivo, que conta composta por 201 parlamentares de partidos da base do governo e também de oposição.