Política

Deputado petista apresenta projeto para instituir o Dia da Consciência Negra como feriado

A proposta ainda será analisada visto que existe uma quantidade limitada de feriados

Assembleia Legislativa da Bahia
Assembleia Legislativa da Bahia

O deputado Bira Corôa (PT) apresentou um Projeto de Lei que visa instituir o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, como feriado na Bahia. Atualmente, apenas 17 estados e mais de 1000 mil municípios brasileiros já adotaram o feriado.

A data que celebra o dia da consciência negra faz alusão a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, ele lutou pela libertação dos escravos durante o período colonial no Brasil. 

Segundo Corôa, a Bahia tem uma história forte de luta e resistência contra a escravidão, contra a  desigualdade racial e racismo estrutural que não podem ser esquecidos e que seguem presentes na nossa sociedade até os dias atuais.

Bira relata ainda que o dia da consciência negra como feriado estadual é uma “carência de avanços na construção das políticas e dos símbolos para a luta antirracista na Bahia”.

No entanto, a proposta deve ser analisada com base na legislação sobre os feriados. Afinal, os estados e municípios possuem uma quantidade limitada de datas para feriados, e que já foram previamente escolhidas como consta nos calendários.