Política

Deputado federal autor da PL do aborto diz que texto é 'light' e faz provacação a Lula; veja vídeo

Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) rebateu declarações do presidente, que afirmou ser contra matéria em tramitação na Câmara

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) rebateu as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o PL do aborto – de autoria do parlamentar – em um vídeo publicado em suas redes sociais, no domingo (16).

O petista, durante declaração à imprensa em um evento do G7, na Itália, no último sábado (15), classificou como "insanidade" a proposição de uma pena maior à vítima de estupro que faça o aborto do que ao criminoso. “Eu sou contra o aborto. Entretanto, como o aborto é a realidade, a gente precisa tratar o aborto como questão de saúde pública. Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior do que o criminoso que fez o estupro. É no mínimo uma insanidade isso”, disse o presidente.

Já Cavalcante, ao defender o texto em tramitação na Câmara (veja vídeo abaixo), disse que o Projeto é "light" e afirmou que a fala de Lula foi “pensada por marqueteiros” e o presidente “não sabe falar da vida, só fala de aborto”.

“O presidente Lula não entende nada dos valores da defesa da vida. O que ele entende mesmo é de aborto. Ele fala num pronunciamento pensado pelo seus marqueteiros, mas ele não consegue falar a palavra ‘vida’. Ele só fala ‘aborto'”, disse Sóstenes, que fez uma provocação ao titular do Palácio do Planalto.

“Se você fosse de verdade contra o aborto, Lula, você deveria apoiar esse projeto, que é um projeto ainda light, não é o Estatuto do Nascituro, que os pró-vida, que são católicos, os evangélicos de todo Brasil, esperariam que fosse aprovado”, emendou.