O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) que proibir, na Bahia, que estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e hotéis ofereçam, aos consumidores, o cardápio exclusivamente no formato digital.
De acordo com o Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), os espaços deverão, obrigatoriamente, dispor de cardápio ou menu impresso, em papel – plastificado ou não -, a fim de que o consumidor possa optar entre o menu impresso ou digital.
No formato impresso, conforme o texto, deverão constar o nome do prato e o preço de forma legível e ostensiva. Apesar de admitir que os QR-codes oferecem avanços tecnológicos e podem proporcionar uma experiência mais ágil e personalizada, lembrou que nem nem todas as pessoas têm acesso a um smartphone ou à internet para realizar a leitura do código.
“Os cardápios físicos são uma parte importante da experiência de ir a um restaurante. Eles são um elemento tangível, que pode ser estudado, debatido e escolhido em conjunto com amigos e familiares”, jusitificou o parlamentar.