Um deputado da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) quer que os condomínios do estado tenham, obrigatoriamente, a presença de bombeiro civil ou salva-vidas nesses espaços desde que possuam “rios, lagos ou quaisquer corpos d’água naturais ou artificiais em suas dependências”.
A proposta (Projeto de Lei n.º 25.739/2025) é de autoria do deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB), que faz parte da base de oposição ao governo na Casa. Conforme o texto, os condomínios devem manter, no mínimo, um dos dois profissionais durante o horário comercial, das 8h às 18h.
“O profissional […] deverá estar presente de segunda a sexta-feira […] com a finalidade de exercer atividades de vigilância, prevenção e salvamento”, diz um trecho do Projeto de Lei.
Conforme a matéria, a contratação e manutenção dos profissionais referidos será
de inteira responsabilidade dos respectivos condomínios, “não gerando qualquer ônus ao Estado da Bahia”.
Caso a lei seja descumprida, o condomínio estará sujeito a multa administrativa, a ser definida pelo órgão estadual competente. Em caso de reincidência, poderá ser suspensa a autorização de funcionamento do espaço dentro do condomínio.
Como justificativa, o tucano diz que a lei tem como objetivo fortalecer a segurança em condomínios com áreas aquáticas, prevenindo acidentes. “A presença obrigatória de um bombeiro civil ou salva-vidas em tempo integral durante o horário comercial garantirá resposta rápida em situações de risco”, pontuou o tucano
Alba: Jerônimo ironiza instalação da CPI do MST
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ironizou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para investigar as invasões de terra no estado.
O petista, nesta quinta-feira (10), participou de uma agenda, em Salvador, ao lado do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Na ocasião, eles inauguraram unidade do SineBahia – Casa do Trabalhador, localizada no Terminal da Estação de Metrô Pituaçu.
Ademais, na sede da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), no bairro do Stiep, eles participaram do lançamento do programa federal “SEJA PRO+”, uma iniciativa em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), voltada à qualificação de jovens para o mercado de trabalho.
“Novamente, a Assembleia é autônoma, a Constituição estabelece que tem que ter autonomia”, disse Jerônimo, que aproveitou para fazer uma provocação aos parlamentares da Casa.
O petista sugeriu a criação de uma CPI para investigar as empresas de lixo na Bahia, o que poderia trazer danos para membros que fazem oposição a ele no estado.