Política

Deputado da AL-BA chama de 'mesquinha' proposta de 4% de reajuste aos servidores estaduais e apresenta emenda

Projeto de Lei que define o reajuste deve ser votado nesta terça-feira (21)

Divulgação
Divulgação

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Alan Sanches (União), chamou a proposta de reajuste aos servidores públicos do Estado, feita pelo gestão baiana, no valor de 4%, de "muito mesquinha".

Nesta terça-feira (21), a expectativa é a de que seja votado, no Plenário da Casa, o Projeto de Lei 25.323/2024, que trata do assunto – na semana passada, foi aprovado pelos parlamentares da AL-BA o regime de urgência para a votação da matéria.

Porém, Sanches apresentou uma emenda para alterar de 4% para 10% a proposta de reajuste salarial do funcionalismo. O deputado explica que a mudança tem o propósito de "garantir e recompor o poder de compra dos servidores públicos estaduais, que vêm tendo os seus vencimentos achatados com perda real há cerca de 16 anos".

“A gente considera que 4% é uma proposta muito mesquinha do Governo, porque sequer oferece ganho real aos servidores. A gente vê o governo chegando a R$ 6 bilhões em pedidos de empréstimos em menos de um ano e meio, mas na hora cuidar do servidor não tem dinheiro. É lamentável”, acentua Alan Sanches. 

O texto da emenda apresentada pela oposição, prevê que o reajuste se dará em duas parcelas, conforme escalonamento da redação original do projeto, sendo 5% a partir de 1º de maio e outros 5% a partir de 31 de agosto.