Política

Deputado baiano corre para aprovar projeto e pode participar de cruzeiro de Safadão

Conforme o Art. 57 da Constituição Federal, o recesso só pode ocorrer após votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que não acontecerá neste mês.

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet

Líder do União Brasil na Câmara Federal, o deputado baiano Elmar Nascimento (UB-BA) orientou que membros da sua bancada se esforcem para aprovar a reforma tributária até a próxima sexta (7). Segundo informações da Folha de S.Paulo, o objetivo é que os deputados não precisem regressar ao Parlamento na próxima semana. 

Conforme apuração do periódico, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), com quem Nascimento mantém boa interlocução, pretende finalizar a votação da reforma para iniciar o recesso parlamentar, previsto para a próxima semana, com término em agosto. 

"Recesso Branco"

Considerando o  Art. 57 da Constituição Federal, o recesso só pode ocorrer após votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que não acontecerá neste mês. A previsão é de que até a próxima sexta, a pauta da Casa  seja a reforma tributária. Os projetos do Conselho Administrativos de Recursos Fiscais (Carf) e o Arcabouço Fiscal, que visa substituir o teto de gastos do executivo, só deverão ser votados após o recesso. Embora descumpra a Constituição, o recesso foi pactuado pelos deputados federais, o chamado "recesso branco". Com o pacto, as férias dos parlamentares devem salvar de 2 para três semanas. 

Fontes ouvidas pelo jornal indicaram que Lira manifestou interesse em participar de um cruzeiro que sairá da Flórida, nos Estados Unidos, com o cantor Wesley Safadão. O presidente da Casa, no entanto, não teria confirmado nem negado que participará do cruzeiro, apenas que não viajará para o exterior na sexta (7). 

Sem prestar maiores detalhes, o deputado Elmar Nascimento, aliado de Lira, confirmou à Folha que viajará aos Estados Unidos durante o recesso. Questionado pela reportagem se participará do cruzeiro com Wesley Safadão, Nascimento respondeu: “Não sei. Se me convidarem, é capaz de eu ir. Gosto muito”. 

A reportagem da Salvador FM tentou contato com o deputado baiano, mas não obteve resposta das ligações. Por telefone, a assessoria de Nascimento disse que o deputado estava concentrado na votação da reforma tributária.